Artigo Revista Velejar e Meio Ambiente – Julho 2004

“Temos visto o mercado se movimentando, apresentando novas propostas de veleiros, na contra-mão das previsões pessimistas, que sempre preferem achar que não há espaço para uma vela de categoria no Brasil. Há sim, e mais, exporta-se tudo que é bom.

Para corresponder às expectativas dos que navegam e pensam em construir seu próprio veleiro, a One Design criou o Guadalupe 315. A proposta da equipe era inovar estética, ergonômica e tecnologicamente este projeto, a partir de simulações 3D e de uma experiências acumulada de mais de 27 mil milhas navegadas.

Os objetivos eram tornar a vida mais agradável e tirar o máximo proveito dos ambientes e espaços restritos. Com essas premissas, obrigatórias a todo arquiteto naval, criaram o Guadalupe 315, um veleiro para ser veloz, com linhas modernas e, segundo seus projetistas, ideal para construção amadora.

A One Design adquiriu duas estações gráficas e dois novos softwares para modelagem 3D e desenvolvimento de chapas com os quais pretende desenvolver uma família de veleiros para os amantes da construção amadora, o que corresponde à tendência do mercado de vela brasileiro, e vem de encontro dos objetivos da revista Velejar e Meio Ambiente, de promover a conquista do mar e do vento com uma mentalidade marítima madura e responsável. Segundo o Eng. Roberto Holzhacker, foram os primeiros a executar projetos em CAD naval, desde 1991.
Conquistas One Design

Audaz – 1º Veleiro ULDB (sigla de Ultra Light Displacement Boat), Barco de Deslocamento Ultra Leve, construído em forma (casco arredondado) de alumínio no Brasil.
Or – 1º Mini-Transat brasileiro. Travessia solo do Atlântico em 2001. Similar ao campeão da Transat 6.50 de 2004.
Sta. Lúcia – 1º Veleiro em Aerorig projetado por escritório brasileiro e aprovado pelo Lloyd’s.
Lascado – Campeão da Semana de Vela de Ilhabela 2003 na categoria Catamarã.”